13 de maio de 2009

13/05/09 (3ª parte) - Um museu a céu aberto

Saimos do hotel com o objetivo de almoçar. E, claro, a nossa frente estava sempre a Catedral de Santa Maria del Fiore, com sua cúpula de telhas alaranjadas. A catedral é a 4ª maior igreja da europa, e até hoje o edifício mais alto da cidade.





Bem ao lado está o campanário de Giotto (ou Campanile), com sues 85 metros e revestido de mármore toscano branco, verde e rosa.




Escolhemos um restaurante perto do Duomo, e nem lembro o que comemos (será que foi pizza?). Só lembro que a Karina estava muito feliz...




Em seguida fomos para a Piazza della Signoria, a praça que é o coração da vida social e política da cidade. Lá estão diversas estátuas (réplicas, na verdade, pois as originais estão em museus), o que torna a praça um verdadeiro museu a céu aberto.



O Palazzo Vecchio (ou "Palácio Velho") abriga ainda hoje a prefeitura de Florença. Foi concluído em 1322, quando um imenso sino, usado para chamar os cidadãos para reuniões ou anunciar incêndios, enchentes ou ataques inimigos, foi elevado até o alto da torre. Apesar de conservar muito de sua aparência medieval, o interior do palácio foi reformado para o duque Cosimo I, quando este se mudou para cá em 1540.


Na Fontana di Nettuno, Ammannati mostra o deus romano do mar cercado por ninfas marinhas e celebra as vitórias navais da Toscana.




Na praça está também a cópia de uma das obras mais famosas de Michelangelo: Davi. A estátua simboliza o triunfo sobre a tirania. A original ficou na piazza até 1873, e atualmente está no Museu da Academia.





Outra bela obra da praça é "Perseu", de Celini. Conta-se que essa estátua de bronze de Perseu decapitando Medusa alertava os inimigos de Cosimo I sobre seu provável destino.



Bom, não dá para falar de tudo. O melhor é ver um pouco o que presenciamos na Piazza della Signoria.









 

Continua em 13/04/08 (4ª parte) - Promessa cumprida

Um comentário:

Karina disse...

Passear em Florença é mais ou menos como percorrer um museu ao ar livre, com uma obra prima em cada esquina. Em poucos lugares do mundo estão reunidas tantas obras, trabalhos, esculturas, pinturas, afrescos, executadas por alguns dos maiores gênios que a humanidade já conheceu como Dante, Leonardo da Vinci, Michelangelo. Por um capricho dos céus, diversos deles passaram por esta cidade, durante um mesmo período da história, e nos deixaram um legado imortal, um exemplo do melhor que a humanidade pode produzir.

Florença é a cidade dos apaixonados, dos artistas e dos sonhadores. Das pessoas que vêem a vida com olhos de poeta, ouvidos de músico e coração de quem ama. É uma cidade eterna, um momento iluminado de genialidade artística, e que pode ser sentido caminhando entre suas ruas, praças e casas. Algo que em nossos dias, mais do que nunca, deve servir de exemplo e inspiração a um mundo tão conturbado. É um exemplo vivo do que a espécie humana pode fazer de bom quando se dedica a ideais elevados.