12 de maio de 2009

12/05/08 (4ª parte) - Mercados romanos

Saindo do Coliseu, ainda demos um último passeio em Roma. Seguindo pela Via dei Fori Imperiali, do outro lado do Fórum Romano, está o Fórum de Trajano e seus Mercados.

Trajano começou a construir seu fórum em 107 d.C., para comemorar a conquista da Dácia (atual Romênia), após as bem sucedidas campanhas de 101-2 e 105-6 d.C. Seu novo fórum era o mais ambicioso da época, com amplo espaço aberto com colunas e uma estátua equestre do imperador, enorme basílica e duas grandes bibliotecas.





Hoje, o destaque entre as ruínas é a Coluna de Trajano, originalmente situada entre as duas bibliotecas. Ao longo de seus 30 metros de altura, foram esculpidas cenas minuciosas da campanha da Dácia.





Na base da coluna está escrito:

SENATVS·POPVLVSQVE·ROMANVS
IMP·CAESARI·DIVI·NERVAE·F·NERVAE
TRAIANO·AVG·GERM·DACICO·PONTIF
MAXIMO·TRIB·POT·XVII·IMP·VI·COS·VI·P·P
AD·DECLARANDVM·QVANTAE·ALTITVDINIS
MONS·ET·LOCVS·TANTIBVS·SIT·EGESTVS


Que pode ser traduzido como:

O Senado e o Povo Romano (subentende-se dão ou dedicam esta coluna) ao imperador César, filho da divina Nerva, Nerva Traianus Augustus Germanicus Dacicus, Pontifex maximus no seu 17º ano no tribuno, tendo sido aclamado seis vezes Imperador, seis vezes Cônsul, Pater Patriae, para demonstrar a grande altura a que o monte se encontrava e foi removido para tais grandes trabalhos.

Já os Mercados estão situados diretamente atrás do fórum. Foram criados, provavelmente, por Apollodorus de Damasco, como o o fórum, e equivaliam na Roma Antiga atuais shopping centers. No local haviam cerca de 150 lojas que vendiam de tudo. Foi lá que ocorreram a distribuição do annone, uma ração gratuita de minho dada aos homens romanos. Essa prática começou durante a República, por iniciativa de políticos que queriam comprar votos ou evitar distúrbios na épocas de fome.

Dali fomos para a estação Colosseum do metrô e retornamos para o hotel. Encerramos nosso passeio pela cidade eterna, com o desejo de retornar, o que com certeza ocorrerá.


Ah, não vá embora! O dia não acabou ainda.


Contnua em 12/05/08 (5ª parte) - A situação estava preta - parte 2

Nenhum comentário: